Diabetes

diabetes

Se é diabético não esqueça a sua consulta

A Diabetes Ocular é a principal causa de cegueira funcional em Portugal (cegueira funcional é aquela que faz com que o paciente deixe de poder fazer uma vida normal: condução, leitura, caminhar sem apoios, etc.)
Qualquer diabético deve consultar regularmente um oftalmologista porque só este pode fazer o diagnóstico atempado desta doença.

Todo o tratamento visa “atrasar” as consequências da diabetes ocular. Em primeiro lugar os doentes diabéticos têm que tentar ter a sua doença controlada assim como outras doenças como a Hipertensão Arterial e Hipercolesterolemia (alterações de colesterol). No caso dos olhos, se não houver diabetes ocular (Retinopatia diabética) bastará uma visita anual.
Quando é necessário efetuar tratamentos, geralmente utilizamos um tratamento inovador que consiste em injeções intraoculares de produtos específicos designados de anti-VEGF que podem travar a doença e mesmo reverter a diabetes ocular em muitos casos.
O laser, que foi a única arma durante muitos anos, tem agora um papel secundário e é apenas utilizado em situações específicas e como apoio às injeções. O nosso laser é de última geração e geralmente é muito rápido e não provoca dor.
Há também a hipótese de cirurgia em casos muito complicados.

No caso das injeções, esta clínica foi pioneira pois iniciou este tipo de tratamentos em parceria com o Hospital Valentim Ribeiro de Esposende há mais de 10 anos e na altura com uma autorização especial pelo INFARMED.
Este tipo de injeções terá geralmente de ser feito ao longo do tempo e sempre com o apoio de um exame especial da retina feito por um aparelho que se designa Tomografia Ótica Coerente.
NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge