Notícias

Miguel Sousa Neves reconhecido pela Cruz Vermelha por apoio a crianças do Regaço

2018-01-21

O Dr. Miguel Sousa Neves marcou presença no passado dia 20 de janeiro num jantar solidário a favor da Casa do Regaço, evento organizado pelo grupo "Amigas do Regaço" com o objetivo de angariar fundos para a Casa, uma valência da Cruz Vermelha.

SAIBA MAIS
separador

No inverno não se desleixe e aposte na proteção da sua visão

2018-01-17

Com a chegada dos dias mais frios, além das preocupações com os agasalhos, com os
aquecimentos das casas e locais de trabalhos para manter os nossos corpos e ambientes
quentes, também nos devemos preocupar com a proteção dos nossos olhos.

SAIBA MAIS
separador

“O que nos marca nos sítios por onde passamos é o nosso trabalho”

2018-01-14

Foi desta forma que Adriana Ribeiro, 25 anos, natural de Viana do Castelo, definiu a motivação para o projeto que abraçou em janeiro deste ano. A jovem optometrista chegou à Clínica depois de já ter passado por uma ótica e pelo Hospital de Viana do Castelo/Unidade Local de Saúde do Alto Minho, sentindo-se motivada por poder trabalhar numa empresa tão conceituada como esta no tratamento de problemas de visão a norte do país. 

SAIBA MAIS
separador

20 anos de Lasik

2018-01-13

Foi em Creta há 20 anos atrás, pelas mãos do Professor Ioannis Pallikaris, que nasceu a técnica LASIK a qual revolucionou o modo como se tratam as miopias/astigmatismo/presbiopia. Uns anos antes o laser de excimero começou a ser utilizado para que as pessoas com miopias pudessem ver sem o apoio de óculos ou lentes de contacto. A técnica inicial PRK , já revisitada, lançou as bases da cirurgia de maior sucesso em números tratados na área de oftalmologia. Mas a mesma técnica, na altura, era dolorosa e a melhoria de visão não era imediata pelo que o Professor Pallikaris se lembrou de “criar” um retalho para um tratamento que não ferisse a superfície da córnea e assim pudesse evitar a dor e obter uma melhoria da função visual quase imediata.

SAIBA MAIS
separador

Dr. Miguel Sousa Neves apoia causas sociais

2018-01-13

O Dr. Miguel Sousa Neves publicou recentemente um livro de reflexões, crónicas, passagens de VIDA que está a servir para angariar fundos para Instituições de Solidariedade Social que envolvem crianças em risco em Portugal e em Moçambique.

SAIBA MAIS
separador

Dia Mundial do Braille

2018-01-13

No dia 4 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e de leitura desenvolvido por Louis Braille que, a partir do tato, facilita, entre outros objetivos, a inclusao das pessoas cegas, permitindo que estas desenvolvam um vasto numero de atividades academicas, culturais e profissionais.  

SAIBA MAIS
separador

7 de abril - Dia Mundial da Saúde

2018-01-13

Assinalado a 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estará este ano centrado na diabetes.

SAIBA MAIS
separador

Retinite Pigmentar: ainda não há cura mas...

2018-01-13

A Técnica de edição do genoma, CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats) foi utilizada nos EUA pelos investigadores das universidades de Columbia e Iowa para reparar, nas células estaminais de um paciente, a mutação genética responsável pela retinite pigmentosa.

SAIBA MAIS
separador

Dia 12 de março – Dia Mundial do Glaucoma

2018-01-13

O glaucoma é uma doença ocular grave e uma das principais causas de cegueira no mundo atual. 
É uma doença que afeta geralmente os idosos, mas que também pode aparecer à nascença – Glaucoma Congénito.

SAIBA MAIS
separador

Lentes fáquicas ICL cada vez mais seguras

2018-01-13

Um trabalho de Bhandari e colegas recentemente publicado em revista científica da especialidade vem apoiar o sucesso e segurança da utilização de lentes fáquicas ICL na correção de altas miopias.

SAIBA MAIS
separador

Tratamento de Ceratone/Queratocone com Crosslinking: resultados

2018-01-13

Em artigo publicado em maio passado em revista científica indexada, foram estudados 33 olhos tratados com um método acelerado de crosslinking no sentido de se perceber o grau de eficácia e segurança.
Em quase todos os casos a acuidade visual manteve-se inalterada embora a graduação dos óculos (equivalente esférico e cilíndrico) tenha diminuído após o tratamento.
Medidas da elasticidade e deformação da córnea (corneal densitometry e corneal stiffness) mantiveram-se estáveis.

SAIBA MAIS
separador

Gaucome e tipos de cirurgia

2018-01-13

Há vários tipos de cirurgia para a abordagem terapêutica do glaucoma depois de esgotada a tentativa de controlo com colírios e/ou comprimidos no tipo mais comum desta patologia (glaucoma crónico de ângulo aberto).

No entanto a Trabeculectomia continua a ser considerada a melhor opção ao longo dos últimos 30 anos.

SAIBA MAIS
separador
NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge