Notícias

Os muito idosos e a Cirurgia de Catarata

2018-07-30

Interessante ler um artigo científico de Li E. deste mês de julho sobre o impacto da cirurgia de catarata nas pessoas acima dos 85 anos de idade nos Estados Unidos da América.
O autor e colegas colheram da literatura científica todos os dados relevantes para poderem avaliar se o impacto visual valeria a pena num escalão etário tão elevado e com várias co-morbilidades (outras doenças com relevância para a qualidade de vida).
Verificou-se que - tendo em devida conta a idade e as outras patologias - o risco de complicações cirúrgicas não diferia dos mais novos em termos estatísticos.
Também se comprovou que a maioria tinha ganhos significativos de acuidade visual com impacto positivo na sua qualidade de vida em taxas de sobrevivência estudada de mais de 1 ano de vida pós-cirurgia.
Apesar dos estudos publicados e avaliados por Li E, serem na sua maioria de amostras pequenas e portanto de difícil extrapolação científica, os resultados apontam para a necessidade da realização de cirurgia de cataratas mesmo nos mais idosos pela evidência de melhoria de qualidade das suas vidas.
No nosso caso já há muito que consideramos não haver um tempo limite para se operarem cataratas desde que saibamos à priori que a sua resolução irá potenciar a qualidade de vida nos anos que ainda irão viver.
Reforçamos ainda mais que com as novas tecnologias e a utilização unicamente de gotas de anestésico tornamos o procedimento praticamente inócuo e em regime de ambulatório.
 

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge