Notícias

A Propósito do mês dedicado à Diabetes

2018-11-15

Em novembro assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, uma doença potencialmente grave, progressiva, que afeta muito a vida das pessoas e com fortes consequências ao nível da visão.

É importante que se perceba que a Diabetes afeta todos os órgãos do corpo, incluindo a Visão, mas as consequências poderão ser atenuadas ou até, em alguns casos, anuladas se houver um acompanhamento médico regular.

Nesse sentido, é essencial que os valores de glicose estejam muito bem controlados, assim como os níveis da Tensão Arterial; os níveis de colesterol devem permanecer sempre dentro dos valores normais sendo que muitos médicos estão a aconselhar os pacientes a tomar medicação regular contra o colesterol: "estatinas".

Outra recomendação para controlar a progressão da doença é o acompanhamento regular por médicos oftalmologistas que estejam habituados a tratar pacientes com retinopatia diabética (diabetes ocular). Veja o vídeo que alerta para a importância da prevenção em: https://www.youtube.com/watch?v=Yg0-aVVe5xA&feature=youtu.be

Os tratamentos baseiam-se essencialmente em injeções intravítreo (dentro do olho) de produtos especiais (fatores anti-VEGF entre outras possibilidades), as quais poderão ser mensais durante algum  tempo ou variando consoante o aspeto da diabetes ocular numa média no 1º ano de 5 a 8. Também, por vezes, é utilizado o laser como tratamento complementar mas já não é o tratamento de 1ª linha que foi  durante praticamente 30 anos.

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge