Notícias

Dia Internacional da Epilepsia lembra características da doença

2018-02-11

A data foi instituída em 2015 e é promovida pelo Bureau Internacional para a Epilepsia e pela Liga Internacional Contra a Epilepsia, decorrendo em mais de 120 países, na segunda segunda-feira do mês de fevereiro.


A iniciativa consiste na promoção de uma plataforma para as pessoas com epilepsia compartilharem as suas experiências. O objetivo passar por reunir o maior número de pessoas para comemorar e destacar os problemas enfrentados pelas pessoas com epilepsia.

O assinalar da data apela ainda para a defesa de uma legislação adequada que garanta os direitos humanos das pessoas com epilepsia.

Este dia é celebrado próximo do Dia de S. Valentim, personagem historicamente invocada pelos doentes que sofriam de epilepsia para a sua proteção. É por isso atualmente o patrono da Epilepsia.

Segundo Carla Bentes, neurologista com subespecialidade em neurofisiologia clínica e competência em medicina do sono, aquando do lançamento do livro “Epilepsia – conceitos, diagnóstico e tratamento”, “a epilepsia é uma doença do cérebro na qual um grupo de células cerebrais ganham a capacidade de espontaneamente gerar uma atividade elétrica anormal, excessiva ou muito síncrona, e da qual resultam sintomas a que chamamos crises epilépticas”.

Carla Bentes explicou ainda que as “crises epilépticas caracterizam-se em geral por um início súbito e uma duração autolimitada de segundo a alguns minutos”, consistindo em fenómenos transitórios mas que se podem repetir ao longo do tempo e dos quais o doente poderá não se lembrar.

A médica lembrou ainda, em entrevista ao Lifestyle, que a epilepsia “é uma doença neurológica e não uma doença mental, que não é contagiosa, que a maioria dos doentes consegue um bom controlo das crises e uma vida normal quando correctamente tratados, que nem todas as convulsões significam epilepsia e que nunca se deve colocar nada na boca do doente em caso de uma convulsão”.

(https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/740486/dia-mundial- da-epilepsia- tudo-o-que-precisa- de-saber- sobre-esta- condicao)

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge