Notícias

Os Equipamentos de Proteção Individual e os problemas nos olhos

2021-01-17

As máscaras vieram para ficar e com elas alguns problemas associados, como o olho seco fruto do aumento do fluxo de ar que contribui para a evaporação mais rápida da lágrima natural. O olho fica assim irritado e até inflamado.

A irritação dos olhos provocada pelo uso de máscara é mais evidente e mais relevante em pessoas que já sofrem do síndroma de olho seco.

Já para quem usa óculos, os mesmos embaciam devido a este mesmo aumento do fluxo do ar. Existem várias estratégias para minimizar, como colocar adesivo (muito agressivo para a pele sensível do rosto), alargar as máscaras (não aconselhado em cenário de pandemia) ou a aplicação de produtos que mantêm as lentes menos embaciadas durante algum tempo.

Os sintomas desta irritação do olho são o olho vermelho, comichão, ardência, sensação de picada ou corpo estranho ou até mesmo lacrimejo.

Além do uso de máscara, outros fatores em tempo de pandemia, como o uso maior de equipamentos digitais em teletrabalho, fazem agravar esta situação passando muitas horas seguidas em frente aos ecrãs.

Há formas de minimizar este desconforto ocular e melhorar o seu dia a dia.

Para isso a qualidade do filme lacrimal (lágrima natural) terá que ser avaliada para que possam ser preconizadas medidas/tratamentos para minorar os efeitos/sintomas acima descritos.

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge